Blogagem coletiva: A leveza de blogar!

em: de de
Um dos blogs que acompanho desde que comecei a navegar pelo mundinho da beleza na internet (isso lá em 2010) é o Oxente Menina, da querida Ana Lu Fragoso. Lá eu encontrei resenha de produtos, dicas de maquiagem, e o mais importante: me identifiquei com a autora =)

Depois que AnaLu virou mamãe (Luca, lindo!), ela decidiu reestruturar o blog, mudar o layout, e expandir os assuntos, até porque ninguém vive só de maquiagem, cabelo, etc. Sempre a tive como inspiração, pois nessa blogosfera atual, cheia de tubarões atrás de números e estatísticas, é raro encontrar blogueiras "das antigas", que escrevem pelo prazer de blogar, e mesmo atingindo grandes públicos não perdem o jeitinho e a leveza.

É com esse propósito que AnaLu criou o grupo Blogosfera + Unida, no Facebook. Lá, reúnem-se algumas blogueiras que acreditam na camaradagem no mundo virtual, sem aquela competição por números, seguidores, e sem abrir mão de falar do que gosta, e do que quiser, sem medo. Fiquei muito feliz por ter sido convidada!




Vale dizer que não estamos condenando quem bloga por profissão e ganha dinheiro com isso, afinal, a pessoa está sendo paga pois está entregando um serviço, mas acreditamos que é possível profissionalizar a coisa toda sem perder o "it" inicial, aquela característica que nos fez visitar o blog e voltar, aquela empatia bacana, a troca despretensiosa de informações por um assunto de interesse comum.

**

Quando criei o blog, lá em 2010, ele se chamava Revendas & Afins (lembram?). Tinha em mente a intenção de divulgar o trabalho de revendas que eu fazia, de Avon e Natura, principalmente para que os amigos e família tivessem fácil acesso às promoções, produtos que eu tinha a pronta entrega, etc. Eu achava que seria possível também atingir novas pessoas, de outras cidades, e estados, porque não?!

Quanta ingenuidade né? Como se não houvesse uma revendedora Avon em todos os lugares, pronta para entregar o produto desejado sem cobrar nenhum frete... rsrs

Enquanto revendia os produtos eu mais comprava para mim do que vendia, e senti a necessidade de compartilhar o que eu achava dos produtos, afinal o que mais lia nessa internet era resenhas de produtos, com a opinião da blogueira sobre determinada base, batom, pó, etc. Acontece que de uns tempos para cá houve um boom de blogs, cada vez mais víamos os blogs maiores ficando extraordinariamente bombados, e blogs novos sendo criados por pessoas que nem sempre sabiam o que estavam falando...

No meio disso tudo, eu me via perdida no meio de bases caríssimas, batons MAC (que naquela época eram apenas sonhos), e blogueiras ficando super ricas por venderem seu espaço. Acho digno ganhar dinheiro com o blog, afinal dá trabalho manter, mas como disse ai em cima acho que é possível profissionalizar seu espaço sem vender sua opinião. 

Rapidamente as marcas notaram que essa era uma ótima forma de propaganda, já que o brasileiro adora uma internet. Com isso, teve blogueira que transformou o blog em revista virtual e praticamente vendeu todos os espaços. Nisso, a gente não sabia se a opinião era verdadeira ou comprada. Não sabia se ela estava escrevendo para compartilhar o que achava realmente, ou apenas para não ficar um dia sem postar e não perder seguidores, ou ainda porque a marca pagou pela resenha mas ela precisa "disfarçar" o texto para que a publicidade não fique tão explicita.


Enfim, falei um monte! Continuo escrevendo e mantendo o blog funcionando pelo meu esforço, porque gosto daqui, gosto dessa troca de informações e é isso que procuro hoje quando visito blogs. Tento sempre postar o conteúdo que gostaria de ler em outros blogs, e acredito que  é dessa forma que tem que ser. 

Sou blogueira, produzo conteúdo para quem visita o Seja Belissima, mas da mesma forma sou leitora de vários outros blogs. Acompanho blogs enormes, grandes, pequenos, e alguns ainda em desenvolvimento, e todos eles possuem algo que nos fazem voltar. Indico aqui nos links legais as postagens que mais gosto, e sei que tem muita gente mesquinha por ai, mas também tem muita gente bacana =)

Toca aqui quem concorda com uma blogosfera mais leve o/
Nos vemos no próximo Blogagem Coletiva!


**


Mais postagens sobre o assunto, de outras blogueiras do grupo:

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
camila nunes - seja belissima - todos os direitos reservados - 2010
layout por juliana fonseca webdesign