Receita fácil: Delicia de Coco

em: de de
Nunca falei de culinária aqui no blog, e não prometo falar sempre, mas gostaria de compartilhar com vocês uma receita que é tão fácil e gostosa que chega a ser injustiça não ensinar mais pessoas a fazê-la!

Sou bem minimalista na cozinha, não cozinho todo dia e nem sei se tenho a habilidade para ensinar as pessoas, por isso não abordo esse tema por aqui. Mas, hoje vocês verão que com apenas 4 ingredientes e algumas horas de geladeira é possível fazer um doce bem saboroso =)

Queria me desculpar desde já pelas fotos de celular, sei que a qualidade não é a mesma da máquina que costumo usar, mas preferi não levá-la para a cozinha a fim de evitar acidentes rs

Você vai precisar de:

  • 1 leite condensado
  • 1 creme de leite
  • 1 leite de coco
  • 1 pacote de gelatina sem sabor

Além disso é necessário 1 liquidificador, e 1 tigela para colocar a mistura e levar à geladeira.
Todas as fotos ficam maiores, é só clicar!



Etapa 1: Despeje o leite condensado no liquidificador



Etapa 2: Logo depois, despeje o creme de leite



Etapa 3: Adicione o leite de coco



Etapa 4: Agora você precisará dissolver a gelatina sem sabor. Eu sigo as instruções da embalagem.
Coloque 5 colheres de sopa de água fria em um recipiente que possa ser levado ao fogo, e despeje um pacotinho inteiro. Certifique-se que todo o conteúdo fique em contato com a água e deixe descansar por 5 minutos (sempre deixo apenas por 1 minuto e funciona rs)

Mistura descansando (desculpem pela velhice da minha caneca rs)


Etapa 5: Depois que a gelatina descansar pelo tempo informado, leve ao fogo baixo até que a mistura se torne liquida. Não é necessário ferver, nem deixar por muito tempo, apenas o suficiente para que fique com a aparência conforme a foto abaixo (nunca fiz no microondas, mas se você preferir pode tentar).



Etapa 6: Adicione a gelatina dissolvida à mistura do liquidificador 



Etapa 7: Bata por aproximadamente 1 minuto. Eu bato por 30 segundos, dou um intervalo de 5s e bato por mais 30s. Na verdade nunca calculei exatamente o tempo, mas o importante é que fique bem aerado, conforme abaixo.

Como podem ver a mistura fica com 750ml. O ideal é usar uma tigela com capacidade de até 1L, para que não fique sobrando muito espaço. Assim fica mais agradável visualmente (isso é TOC meu, podem usar o que quiserem rs)


Etapa 8: Despeje a mistura na tigela de sua preferência e leve à geladeira



O tempo estimado para que a gelatina torne o doce firme é de aproximadamente 3/4h. Mas isso depende muito da sua geladeira e até mesmo do clima do dia. Fiz num domingo dublado e levou 4h para que ele ficasse bem firme. Outro dia fiz na casa de uma tia, e demorou apenas 2h para ficar pronto.


__


É isso!
Não tirei foto dele pronto, pois na foto a diferença não é tanta para quando ele está liquido, como na foto acima. A textura fica como um pudim/mousse, mas claro, maleável como uma gelatina. 

Gosto muito desse doce pela praticidade, mas a verdade é que ele consegue agradar várias pessoas! Até quem não é muito fã de coco vai gostar, pois o gosto fica bem suave.

Se você gosta muito de coco pode polvilhar com coco ralado depois de pronto. Também dá para cortar algumas frutinhas (tipo morango) e comer junto na tigelinha de sobremesa, fica ótimo!


Algumas considerações:
  • Nunca substituí nenhum ingrediente, portanto, não sei se realizar substituições modifica o resultado final
  • Esse doce NÃO é light, e não sei informar se é possível torná-lo menos calórico
  • O conteúdo final é inferior a 1L, portanto não rende muito. Talvez dobrando a receita ele sirva mais pessoas/porções


Espero que gostem! Se alguém fizer, me conta?

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
camila nunes - seja belissima - todos os direitos reservados - 2010
layout por juliana fonseca webdesign