Blogagem Coletiva: Outubro Rosa

em: de de
O mês de Outubro é conhecido mundialmente como Outubro Rosa (Pink October) por se tratar do mês dedicado à conscientização da pessoas em relação à prevenção do Câncer de Mama. Fiquei muito feliz de poder escrever sobre este tema na Blogagem Coletiva de Outubro do grupo Blogosfera + Unida, pois infelizmente esse é um tema presente em minha vida, já que minha mãe convive com o câncer desde 2007.


Esse é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo inteiro, e possui taxas altas de mortalidade no Brasil devido a demora nos diagnósticos, sendo assim a doença já está em estágios muito elevados quando descoberta. Contudo, o câncer de mama é passível de cura se detectado precocemente ou em seu inicio. *Informações retiradas do site do INCA.

A melhor forma de se precaver em relação ao câncer de mama é realizar o auto exame mensalmente. De preferência, deve-se realizá-lo após o período menstrual, quando as mamas estão menos sensíveis.

Aqui neste link do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer há o passo a passo para o auto exame. Não tenha vergonha de se tocar, não há ninguém melhor do que você para conhecer o seu corpo, qualquer anormalidade deve ser relatada ao seu médico!

Além disso, você pode ajudar a causa do #OutubroRosa de outras formas. Usar roupas e cosméticos dessa cor (batons e esmaltes, por exemplo) nos ajudam a lembrar a causa constantemente, e até mesmo alertar as pessoas que encontramos em nosso dia a dia. Postei duas fotos lá no meu Instagram dos esmaltes rosas que tenho usado durante esse mês, confiram:

Confeti, da Impala. E Clube da Luluzinha, da Merheje.

Como disse ali em cima, minha mãe convive com o câncer desde 2007. O primeiro câncer aconteceu na mama, foi preciso realizar várias sessões de quimioterapia antes da cirurgia para retirada do seio esquerdo. Hoje, já houve metástases em várias partes do corpo, ela fez uma delicada cirurgia no cérebro e atualmente possui vários nódulos na coluna. Com isso ela ficou bastante debilitada, certamente não é a mesma pessoa de antes, mas leva uma vida praticamente normal e sem grandes sequelas (fora a dor).

Tudo que ela passou e passa até hoje nos ensina a grande lição de que é preciso se cuidar, procurar ajuda médica o quanto antes e seguir todos as recomendações dos médicos. Nenhuma pessoa está imune a este tipo de doença, pois mesmo se ninguém na sua família possui câncer, você pode ser o primeiro caso. Não há como saber, o importante é se precaver e ficar atenta aos sinais!

 Minha mãe e eu, em 2006. E a foto abaixo foi do aniversário dela em Junho deste ano (as velas estão invertidas, ela tem 56 anos! rsrs)


Ainda sobre este assunto, no final do mês passado eu decidi cortar o meu cabelo para doar à Cabelegria, uma ONG que recolhe doações de cabelo e confecciona perucas para quem faz tratamento de câncer com quimioterapia e ficou carequinha, como a minha mãezinha =)

Qualquer um pode doar o seu cabelo, independente dele ter química ou coloração. Só é preciso ter o comprimento minimo de 10cm, e enviar o cabelo pelo correio ao endereço indicado.

Como meu cabelo estava em Abril (quando cortei estava um tico mais curto), e abaixo o rabinho que cortei para doar.

Como está meu cabelo agora! (usando o rosinha lindo nos lábios do #batompassandoblush)

Sinto que de alguma forma eu ajudei quem precisa, e isso me deixa muito feliz!

E você, o que fará de diferente no Outubro Rosa? =)


**


Mais postagens sobre o assunto, de outras blogueiras do grupo:

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
camila nunes - seja belissima - todos os direitos reservados - 2010
layout por juliana fonseca webdesign