Blogagem Coletiva: O que me irrita nos blogs

em: de de
De uns anos para cá houve um aumento exponencial no número de blogs que existem na Internet. E dos mais variados assuntos: beleza, turismo, culinária, literário, variedades, geek, e por ai vai. Porém, toda essa diversidade nem sempre é sinônimo de qualidade...

Longe de mim querer apontar o erro dos outros e querer ditar regras, afinal para todos os efeitos sou mais um número e estou inclusa nessa grande cesta de blogs, que hoje atinge tantas pessoas. Porém, levando em conta que qualquer pessoa pode colocar um blog no ar, e escrever tudo que quiser (e da forma que quiser), não é de se espantar que vejamos tantas pérolas no mundo da blogosfera =S


Com isso em mente, nós do grupo Blogosfera + Unida resolvemos fazer uma blogagem coletiva com esse tópico: o que mais te irrita nos blogs??


1) Código verificador para comentários
Esse é um tópico campeão em qualquer conversa sobre blogs. "Digite o código abaixo para confirmar que você não é um robô", quem nunca viu essa frase por ai e desistiu de comentar?! Gostaria que alguém me dissesse UM lado bom de ter essa ferramenta em seu blog. 

UM. 

Não? Próximo.


2) Resenhas super abalizadas
Claro que cada um tem seu jeito de escrever, e fazer resenhas parece fácil mas não é. As vezes é preciso pensar fora da caixinha e procurar uma palavra diferente para descrever o aspecto X ou Y de um produto. O que mais vejo por ai são resenhas definidas em "Vocês vão amar", "Recomendo a compra", "Fica incrível na pele", e etc. Não precisa ser um Shakespeare dos produtos, mas falar sobre textura, durabilidade, fixação, entre outras coisas, é SIM importante. São essas "pequenas opiniões" que podem definir se o leitor compraria ou não o produto da resenha. É determinante.


3) Comentários no vácuo
Hoje em dia vejo poucas pessoas que gostam de comentar em blogs e o fazem com algum conteúdo a acrescentar ao que foi postado. Eu sou do time das que comenta. Prefiro comentar sobre algo que realmente valha a pena ser lido, mas as vezes não me resta outra alternativa a dizer "Puxa, adorei essa cor", o que não deixa de ser uma verdade em relação ao texto que li. 

O que me irrita sobre esse assunto é comentar em um blog e não obter retorno da blogueira. Isso pode acontecer de duas formas: a) ela não te respondeu mesmo; ou b) não há uma ferramenta no blog que avise quem comenta de que seu comentário foi respondido. Acho muito chato comentar em um blog e precisar lembrar de entrar novamente naquela postagem daqui a um tempo para ver se tive resposta, e qual foi.

Claro que isso é o MEU pensamento, eu uso o formato de comentários Intense Debate, que avisa quem comentou quando eu respondo seu comentário. Ninguém é obrigado a responder comentários e muito menos pensar se a pessoa irá receber um aviso de que ele foi respondido. De qualquer forma, já que estou listando as coisas que me desagradam, resolvi listar esse "probleminha".


4) Poucas postagens por página
Eu nunca vi ninguém comentando/reclamando sobre isso até hoje, mas se tem algo que me incomoda é entrar em um blog, ler uma postagem ou duas, e já precisar carregar a próxima página pois o dono do blog configurou para que apenas uma/duas postagens apareçam por página. Isso significa que para ler mais o blog do fulano eu precisarei clicar no botão de próximo, esperar toda a página carregar novamente (com todos seus plugins e funcionalidades) só para ler mais textos.

Penso assim: se você escreve textos e quer que eles sejam lidos, você precisa facilitar a vida de quem visita seu blog. Vamos supor que eu seja o tipo de pessoa que preciso ler 5 postagens de um blog para decidir se me identifico ou não com o próprio (hipoteticamente, tá?). No caso do exemplo citado acima, eu precisarei clicar no botão e esperar o carregamento cinco vezes para saber se gosto ou não daquele blog...

Sinceramente, isso realmente é um deal breaker para mim. As vezes eu tenho só 10 minutos do meu dia para ler blogs e comentar, então todo esse tempo que perco esperando a página carregar para ler as benditas postagens é precioso.

Como faz para configurar isso? Depende muito se você bloga pelo Blogger ou WordPress. No Blogger essa configuração mora na parte de Layout > Postagens no blog > Número de postagens na página inicial. Infelizmente não poderei ajudar quem usa o WP, mas é só procurar no Google, certo?


5) Sorteios e mais sorteios
Eu adoro sorteios! Quem não gosta de um presentinho novo sem gastar nada?! Mas, acho que é preciso um limite para que isso não se torne chato. Hoje em dia, com a polêmica dos sorteios serem proibidos ou não nos blogs, isso diminuiu muito. Na verdade, o que quero dizer aqui é que é muito chato entrar em um blog que não é focado em sorteios (hoje existem muitos blogs especializados em divulgação de sorteios, e fazem-no muito bem) e não achar nenhuma postagem além de sorteios.

Acho super válido, é legal presentear as leitoras e sempre atrai novos leitores, mas a linha que parte de "vou fazer alguém feliz com o prêmio" para "estou louca atrás de seguidores" é bem tênue. 

Isso quando os sorteios não vem acompanhados das 5 mil regras mais absurdas que já vi. Para ganhar o prêmio você precisa seguir cinco páginas no Face, curtir 10  perfis de Twitter, e detalhe: as vezes essas páginas nem estão envolvidas no sorteio, é só para promovê-los mesmo.


__


Enfim, super me estendi hoje e acabei me empolgando, mas ó: só falei verdades! rsrsrs

Desculpem pelo texto enorme, espero que leiam e gostem =)


**


Mais postagens sobre o assunto de outras blogueiras do grupo: 

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
camila nunes - seja belissima - todos os direitos reservados - 2010
layout por juliana fonseca webdesign