Makeup tips: 5 erros que te afastam do delineado perfeito

em: de de
Começando uma tag nova por aqui hoje!

De vez em quando estarei compartilhando algumas dicas (tips, em inglês) de maquiagem aqui com vocês, alguns truques e técnicas que funcionam para mim e que acho válidas para qualquer pessoa tentar!

Resolvi iniciar pelo temido delineador pois a relação é sempre de amor e ódio <3
MAS, vim aqui dizer que SIM, é possível! Confere se você está pecando em algum dos pontos citados abaixo e se prepare pra virar uma expert em delineados =)



1- Você fecha o olho ao aplicar o delineador


Pessoal, é muito importante manter o olho aberto ao delinear seus olhos por um simples motivo: ao fechar os olhos você perde a noção do formato do seu olho. Explico: fechando os olhos você perde o ângulo criado pelo canto externo do seu olho e sua pálpebra, o lugar onde riscamos o famoso gatinho. Cada olho tem um formato e desenho individual e as vezes é necessário adaptar o traço ao seu tipo de olho. 

Quando riscamos um traço com o olho fechado, corremos o risco de seguir erroneamente a linha do cílio superior até o final do olho, o que pode acabar deixando o olhar caído. Se você tem muita dificuldade de traçar o delineado inteiro com o olho aberto (semi aberto né), procure pelo menos marcar o final do traço (que pode ser agatinhado ou não) com o olho aberto, conforme abaixo.

Video completo aqui.


2- Você não escolheu o produto ideal para sua necessidade

Hoje o mundo da maquiagem está bem vasto no Brasil, várias marcas produzem vários tipos de produtos diferentes e podemos encontrar delineadores em várias versões. Atualmente existem três tipos mais usuais: delineador liquido, delineador em gel e canetas delineadoras. O acabamento liquido é o mais complicado de usar pois se você não tirar o excesso do aplicador antes de riscar pode acabar passando muito produto, e acabando com o olho borrado. Também é preciso um pouco de paciência pois como ele é mais molhadinho pode acabar carimbando o côncavo caso não esteja totalmente seco. Evite piscar após a aplicação para fugir da lambança.

O delineador em gel é bem sequinho e não faz muita sujeira, mas ao mesmo tempo isso pode acabar te prejudicando. É preciso uma certa habilidade para trabalhar com este tipo de produto pois depois de seco pode ser bem difícil ajeitar um traço torto ou mesmo apagá-lo. Além disso só é possível aplicá-lo com auxilio de um pincel, o que mais uma vez pede um certo grau de familiaridade com o produto.

A caneta delineadora é a mais indicada para os iniciantes: na maioria das vezes a ponta é bem fina, auxiliando a precisão no traço, e seu formato de caneta ajuda a ter firmeza na mão. O traço não é molhado mas o produto tem uma certa fluidez que permite ajustes rápidos após a aplicação. Na dúvida, vai de caneta!


3- Você puxa muito a pele da pálpebra

Relacionado ao primeiro item, é importante que você evite puxar muito a pele da pálpebra no momento do delineado. Ao fazer isso temos a falsa ilusão que estamos fazendo um traço reto, mas ao soltar a pele, caso tenha faltado um pouco de constância no traço, você pode acabar com um risco em zigue zague no cílio superior. Faça o teste sem puxar a pele, mantendo o olho semi aberto ou olhando para baixo, e verá que o resultado é bem mais satisfatório.


4- Você começa o delineado pelo canto interno do olho

Este é um ponto que parece inofensivo mas quando mudamos a ordem das coisas sentimos uma baita diferença! Há exceções, mas o usual é fazer o delineado mais grossinho no final, para alcançar o desejado efeito de alongar o olhar. Para este efeito, o inicio do traço deve sempre ser bem fininho, praticamente inexistente, e a partir do meio do olho o delineado vai engrossando até seu final no canto externo do olho. Por isso, começar o traço pelo inicio do olho pode nos induzir ao erro, já que na primeira passada é a hora em que o aplicador do produto geralmente solta mais liquido e pigmentação. E também é no começo que ficamos mais apreensivas para delinear rs

O mais fácil é começar traçando o gatinho, assim você já delimita o final do seu traço e não corre o risco de ultrapassá-lo (o mesmo motivo pelo qual eu sempre começo a maquiagem dos olhos fazendo o esfumado base do côncavo). Outra dica rápida e eficaz é sempre riscar posicionando a mão na diagonal, e não colocando a ponta do produto verticalmente em contato com a pele. Lembre-se de que nossa pele não é como um papel, plana e rígida, por isso não devemos riscá-la como tal. A mão na diagonal suaviza o traço, faça o teste e comprove!


5- Você não treina o suficiente

Maquiagem é treino. Isso devia vir escrito na embalagem de todos os produtos para nos lembrar de que não é possível atingir a perfeição utilizando-os apenas de vez em quando. Eu sei que delineado é difícil, se você nunca conseguiu um traço bonito isso pode estar acontecendo pelos motivos que cito aqui, mas principalmente por este número 4. Sei que as vezes é irritante pois pode até ser que você esteja praticando sempre que pode, porém, não desista! Se for à padaria, delineie, se for ao shopping, delineie, se for ao mercado, delineie, resumindo: delineie!

As duas fotos abaixo mostram bem isso, quase 1 ano de treino separam os dois traços, com certeza vejo muita evolução e meu delineado hoje sai facinho facinho <3



É isso!

Claro que este é um assunto que poderíamos estender facilmente, procurei pensar nas dicas que mais dão certo também pelo que vejo com meus alunos. Espero ter ajudado alguém aí!

Alguma sugestão de assunto para o próximo post da tag?

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. uma baita diferença!!! :O
    é tudo questão de prática mesmo e de uso! quando eu paro de fazer delineado por um tempo, quando faço de novo sai todo cagado! hahahahaha
    adorei as dicas!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas minha flor. Treinando a gente vai longe. Um xeruh!!!!

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente não puxo a pele.Eu gosto de delineador líquido, mas sempre faço o gatinho com o pincel chanfrado, me sinto mais segura e acho o resultado muito bom.É tudo questão de treino, é errando que se aprende.No começo, assim como batom vermelho, meu delineado saia torto, mas agora acho que ele deu uma evoluída muito boa <3 <3

    Beijos e adorei esse guia!

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir

 
camila nunes - seja belissima - todos os direitos reservados - 2010
layout por juliana fonseca webdesign