Makeup tips: a importância do cuidado facial na maquiagem (e na vida!)

em: de de
A primeira lição que ensino em meu curso de auto maquiagem é sobre a importância de uma rotina de cuidados faciais diários, para que a pele esteja sempre saudável e resulte em uma maquiagem com aspecto bonito e bem acabado.

Mas, você sabe porque devemos realizar essa rotina diária de cuidados, e quais produtos devemos usar?
Vem aprender, te garanto que você tem o poder de mudar a sua pele!


Como disse ali em cima realizar uma rotina de cuidado facial é extremamente importante, já que nossa pele sofre intempéries externas diariamente e precisa SIM de cuidados especiais para que esteja sempre bonita, hidratada, e saudável. O ideal é fazer a rotina toda duas vezes ao dia (ao acordar e antes de dormir), mas cumprindo-a pelo menos uma vez você já verá diferença!

Nenhuma maquiagem ficará bonita se por baixo da camada de produtos sua pele estiver ressecada, ou com excesso de oleosidade, resquícios de sujeira, etc. O resultado final da maquiagem é um espelho de como está a sua pele, se ela estiver bem cuidada e bonita ou pedindo hidratação, tudo será refletido em sua finalização.

Além disso, de nada irá adiantar utilizar as bases, corretivos, e pós mais caros se o que a sua pele realmente estiver precisando é de tratamento. Vale lembrar sempre que maquiagem não é tratamento, ela fica apenas sobre a pele por algumas horas e não resolve problema nenhum de forma profunda (com raras exceções de algumas linhas e marcas que possuem sim tratamento embutido em sua formulação).

Falarei a seguir quais são as etapas da rotina ideal, qual a importância de cada passo, e quais os produtos você deve utilizar conforme seu tipo de pele. Se gostar, compartilha hein ^^


  • 1º PASSO: HIGIENIZAÇÃO DA PELE
Esta etapa inicial tem como principal propósito a retirada de impurezas, células mortas, poluição, oleosidade, e outros resíduos. Se possível, utilize produtos específicos para seu tipo de pele, e observe também a temperatura da água ao lavar o rosto: água muito quente jamais!

Caso você esteja de maquiagem é necessário removê-la antes desse passo, já que produtos de limpeza não possuem propriedades demaquilantes (a menos que esteja usando algo multifunção ou que esteja descriminado na embalagem, como os lenços da Nivea, por exemplo).

Já usei vários géis de limpeza, estes da foto são para pele oleosa mas garanta que o seu seja específico para seu tipo de pele, isso é essencial! (se estiver na dúvida leia sempre a embalagem, isso ajuda)

Resenhas: Vichy | La Roche Posay | Nivea | Nivea


  • 2º PASSO: TONIFICAÇÃO DA PELE
A segunda etapa complementa a primeira, pois garante a remoção completa das impurezas evitando o entupimento dos poros (por onde a pele respira e realiza a troca de substâncias importantes). O tônico consegue penetrar aonde o gel de limpeza não consegue, e além disso, utilizando o produto ideal para seu tipo de pele, é possível ativar a circulação e equilibrar o pH e a oleosidade natural do rosto. 

Para quem tem pele oleosa à mista: recorra aos tônicos adstringentes, pois além de todas as propriedades citadas acima eles tem a capacidade de contrair os poros, que costumam ser mais evidentes neste tipo de pele. Quem possuir pele seca ou normal deve utilizar um tônico facial convencional, sem esse poder adstringente. Mais uma vez, fique atenta às embalagens!



  • 3º PASSO: HIDRATAÇÃO DA PELE
Após a limpeza e tonificação precisamos repor a água que eventualmente foi removida desta pele, não somente durante esses passos mas perdida durante o dia/noite. Mais uma vez lembro que peles diferentes precisam de cuidados diferentes: peles secas e normais pode receber hidratantes em creme (que contém mais "gordura" em sua composição, e por isso mais poder de hidratação), já as peles mistas e oleosas devem ficar com os hidratantes em gel, que possuem mais água em sua composição e menos "gordura", portanto são mais leves e de rápida absorção.

Uma foto publicada por Camila Nunes (@camilanunesmake) em



  • 4º PASSO: PROTEÇÃO DA PELE
A etapa final da rotina de cuidados faciais é a proteção da pele contra os raios solares, que causam envelhecimento precoce da pele entre outros males relacionados à exposição aos raios UVB e UVA (até mesmo o câncer de pele). Na preparação de pele para maquiagem quase sempre este passo é pulado a fim de evitar mais uma camada de produto, mas se você tem o hábito de se expor ao sol diariamente vale a pena investir em um bom protetor solar que tenha toque sequinho na pele, ou então em produtos de maquiagem que já contenham fator de proteção solar. Pesquise, eles existem e facilitam muito a vida!




O post ficou um pouco grande mas deu para falar bastante sobre as etapas do cuidado facial e os produtos que devem ser utilizados. Se ainda restou alguma dúvida, é só falar nos comentários!

Não se esqueça: nossa pele/corpo é a única coisa que irá nos acompanhar por toda nossa vida, portanto: cuide bem <3




Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. eu peco muito nos cuidados diários... mas tô começando a me policiar depois da primeira aula de make semana passada! essa semana que passou foi um progresso... acho que passei hidratante todos os dias! hahaha
    o pior é que eu já sabia de tudo isso... mas não praticava por pura preguiça! mas agora vai mudar! :D

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Lu, eu tbm só tomei vergonha na cara depois do curso! rsrs
      Mas tbm comecei a me animar a fazer diariamente pois vi a diferença, vc tbm verá!
      Beijão ^^

      Excluir

 
camila nunes - seja belissima - todos os direitos reservados - 2010
layout por juliana fonseca webdesign