Top 5: dicas para voltar ao cabelo natural

em: de de
"Quero voltar a usar meu cabelo natural, e agora?"
Essa frase foi exatamente o que se passou na minha cabeça lá pelo meio do ano de 2016. Eu já estava morando em Santos fazia mais de um ano e não tinha nenhuma cabeleireira de confiança para retocar a escova progressiva (que eu faço desde meus 19 anos, foram 10 anos alisando). Foi quando me peguei pensando: e se eu parar de alisar o cabelo?!


Esses dias eu recebi uma mensagem inbox no meu instagram @sejabelissimabr de uma amiga dos tempos de escola. Ela me disse que estava começando a usar o cabelo natural dela, que é cacheado, mas não sabia como cuidar dele, pois ele só ficava bonito no dia em que ela lavava e ela não queria precisar lavar ele diariamente. 

Como contei ali no primeiro parágrafo, eu também já passei por esse mesmo questionamento, e hoje depois de dois anos convivendo com meu cabelo cacheado aprendi a lidar com ele, e não me vejo voltando a alisar o cabelo de forma alguma. Porém, sinto que para responder a essa questão precisarei ser muito sincera: nem tudo serão flores, mas a caminhada irá valer a pena <3

O que eu aprendi sobre usar cabelo natural novamente:

1) Você irá se sentir feia em alguns dias (ou muitos)
Nossa auto estima está associada a vários fatores, e um deles certamente é o cabelo. Se você estiver em um bad hair day e não tiver como lavar, recorra ao bom e velho coque (ou rabo de cavalo, se for mais curtinho). Não se estresse à toa e pense que a transição capilar é uma fase. Mesmo que você não faça o big chop (que é cortar a parte alisada do cabelo) ele eventualmente irá crescer e você estará lidando com um cabelo novinho em folha, livre de químicas e saudável. Tente resistir à passar pela transição fazendo escova pois você acaba danificando o cabelo com o calor do secador, e sendo forçado mecanicamente a se manter liso o cabelo terá mais dificuldade de criar cachos naturalmente. Força!

2) Se você tem o histórico de não cuidar muito do cabelo, isso precisará mudar
Uma das coisas que eu mais gostava em alisar o cabelo era a praticidade. Eu só lavava, ele ficava liso depois de seco e havia dias em que eu nem penteava. E claro, nem preciso dizer que não fazia nenhum tipo de tratamento nele. Se você quer usá-lo em sua forma natural, será preciso investir um pouco de tempo e inevitavelmente um pouco de dinheiro em cuidados capilares, afinal, tudo aquilo em que colocamos nossa atenção, se desenvolve. Mas calma, na minha opinião não é nada que se compare ao valor que era desembolsado no salão a cada escova progressiva. Um kit com um bom shampoo, condicionador, creme de pentear e uma ou duas máscaras de tratamento diferentes cumprirão esse papel, a quantidade de dinheiro vai depender de quanto você pode gastar sem se comprometer. Nem todo produto caro é bom, e alguns baratinhos são bem dignos. E também sempre existem as receitinhas caseiras. Tudo é adaptável.

3) Cabelo cacheado não é tudo igual
Essa é uma das primeiras coisas a ser entendida, pois cada tipo de cacho reage a produtos iguais de forma diferente. Alguns livros e estudiosos da área classificam o cabelo cacheado em três tipos: ondulados (tipo 2), cacheado (tipo 3) e crespos (tipo 4). Cada tipo de cacho costuma 'gostar' de um determinado tipo de produto e finalização, mas isso requer um pouco mais de dedicação e estudo da sua parte. (Pode ser que eu faça um post falando mais sobre os tipos de cacho, se você gostaria de ver esse conteúdo por aqui me conta aí nos comentários!) O que recomendo assim de bate pronto: procure pessoas (amigas, blogueiras, famosas, etc) que tenham o cabelo parecido com o seu, e não tenha medo de pedir dicas. Aos poucos você vai aprender a lidar com seu próprio cabelo, mas nesse início ter estímulos e inspirações ao seu redor é essencial.

4) Finalizar o cabelo é essencial para um bom day after
Calma, sei que pode ser que você não entenda alguns desses termos que estão aqui pelo texto, mas explicarei. 'Finalizar' o cabelo significa o que você faz com ele depois de sair do banho. Creme de pentear é essencial para estimular os cachos, mas existem várias formas de espalhar o creme pelos fios, e as vezes nem mesmo o creme é utilizado (algumas meninas crespas adoram finalizar o cabelo apenas com um pouco de óleo capilar para ganhar volume nos cachos, por exemplo). Day after é como chamamos o dia seguinte à lavagem. Se você não deseja lavar o cabelo todo dia, o segredo é investir em uma boa finalização no dia em que você lava, para que os cachos ainda estejam bonitos no dia seguinte ou que seja possível pelo menos ressuscitá-los ao acordar (é a famosa revitalização). E tudo isso que falei aqui nesse tópico você só aprenderá de uma forma: testando.

5) Não existe cabelo perfeito
Aqui se encaixa a famosa frase "não saia de uma ditadura para entrar em outra". Quando alisamos o cabelo nos sentimos escravas da escova progressiva ou do combo escova/chapinha, pois não aturamos o mínimo sinal de volume na raiz. Porém, vejo muitas meninas que se libertam de tudo isso mas entram na neura do cabelo cacheado perfeito, com os cachos super definidos e desenhados, sem frizz nenhum e acordando exatamente como você dormiu. Pense no que foi falado lá no primeiro tópico, cabelo faz parte da nossa identidade mas não é tudo. Aprenda a sentir-se bem mesmo nos dias em que ele não estiver cooperando, assim você tende a se sentir mais confiante e poderosa a partir de outros fatores da sua personalidade, sem depositar tudo isso exclusivamente em sua imagem =P


Hoje seria dia de top 5 e ontem acabei não postando nada sobre cabelo, então, resolvi unir os dois e fazer esse post com dicas que eu gostaria de ter lido quando passei pela transição capilar =)

Escrevendo esse texto eu percebi que nunca escrevi aqui como foi a minha transição, para mim foi um processo bem devagar, calmo e com muito aprendizado, mas sei que para algumas meninas pode ser bem complicado. Se gostariam de ver mais posts relacionados à isso me contem aqui nos comentários!

Aliás, se você tiver uma sugestão de tema para top 5, me diga pois eu quero muito saber ^^
Espero ter ajudado alguma mana cacheada com esse texto. Beijos!

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Camila, suas dicas são ótimas! Realmente não é um processo fácil e rápido, mas depois que passa por essa fase, o resultado é tão bacana, né?
    E ó, acho seu cabelo ondulado mais bonito do que liso. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento ajudar pois sei que pode ser dificil mesmo, mas eu encarei com leveza e hoje nao me vejo de outra forma <3
      Obrigada pelo carinho!
      Beijão

      Excluir
  2. Dicas ótimas, os meus cabelos são lisos e o da minha mães
    cacheado ele quis deixa liso mais se arrependeu, para ser mais rápido
    para volta ser de cacho de novo ela raspou a cabeça,
    ai cresceu super natural, mais que não tem essa coragem tem
    que esperar, ótima postagem obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela foi super corajosa! E apesar de ser dificil é uma forma mto boa pois já elimina todo o alisamento de uma vez só :P

      Excluir
  3. São todas ótimas dicas.
    Depois que se acostuma e aprende a lidar com o cabelo acho que deve ficar mais leve né?!
    Seu cabelo ta muito lindo, belos cachos.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, o começo é dificil mas a espera compensa <3
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos

      Excluir
  4. super legal esse post com dicas reais! ja que tem muitas meninas passando pela transiçao com certeza vai ajudar muito

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. ótimas dicas pras cacheadas!
    eu não costumo cuidar do meu cabelo, acho que ia passar uns perrengues de preguiça se meu cabelo fosse cacheado!
    mas é um trabalho que vale a pena, pois o resultado é bem lindo! <3

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha eu tbm não cuidava viu, mas desde que comecei a cuidar ele mudou completamente! Vale muito a pena <3
      Beijos

      Excluir
  6. Amei seu post, é muito bom se aceitar como a gente é. Eu nunca tive problema com o meu cabelo natural, mas nunca gostei de ficar com o cabelo molhado, então acabo passando o secador nela. Mas, vejo o tanto que algumas pessoas rejeitam seus cabelos. Você já assistiu aquele filme "Felicidade por um fio"? é maravilhoso!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi mas a premissa é muito interessante! Sim, algumas pessoas tem questões muito graves com o cabelo e é preciso tratar internamente, pois nosso exterior reflete tudo isso :P

      Excluir
  7. Ótimas dicas e vc fez mt bem em voltar a usar seu cabelo natural, pois ele é lindo. Meu cabelo tem tendência a ser ondulado, qdo lavo e deixo secar ao natural ele forma alguns cachos, mas não bonitos pq não são desde cima. Queria q fosse todo enrolado que nem o seu. E nunca fiz nenhum alisamento nele.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, seu cabelo deve ser do tipo 2A pois forma cachos mais nas pontas. Tem meninas que ajudam a cuidar desse tipo de cabelo viu, vale a pena dar uma pesquisada! O meu é 2b e forma cachos mais pra cima, mas tudo isso porque eu finalizo e estimulo muito com creme e fitagem. Se não faço nada ele fica tipo a Hermione no primeiro filme do Harry Potter! É tenso rsrs
      Beijos

      Excluir

 
camila nunes - seja belissima - todos os direitos reservados - 2010
layout por juliana fonseca webdesign