TOP 5: dicas para entrar em 2019 com otimismo!

em: de de
E chegamos então em 2019, feliz ano novo!

Resolvi iniciar o ano por aqui com uma postagem que possa ajudar você, através de pequenas dicas que eu mesma também pretendo colocar em uso para conquistar dias mais leves e bem vividos <3


Não acho legal rotular se 2018 foi um ano bom ou ruim, mas posso dizer com certeza que foi um ano de muita reflexão e aprendizado, onde busquei ao máximo me compreender mais, perceber como reagia a certos sentimentos e emoções, e me vi muito introspectiva nos últimos meses do ano. Precisei rever muitas coisas que tomava como verdades absolutas, e após esse processo (que na verdade ainda está acontecendo) eu me sinto definitivamente mais leve, e mais aberta ao novo.

Pode ser que tudo isso seja o efeito da virada do ano, onde nos vemos mesmo mais otimistas e receptivos à novas experiências, mas como já falei eu já me encontrava em um momento muito único, de mudança interna e quebra de padrões. Claro que nada disso é de um dia para o outro e pode ser um tanto quanto doloroso, mas acredito que se você estiver no momento certo pode se ver diante de mudanças realmente profundas e verdadeiras. 

E depois de tudo isso, senti a vontade de compartilhar com vocês alguns pontos que considero essenciais para encarar esse novo ano com olhos de boas vindas e otimismo. Vamos lá!


1) Assim que possível, faça uma limpeza geral!
Sim, isso diz respeito àquela faxina de respeito, de limpar as gavetas, o fundo do guarda roupa, os papéis antigos, armários da cozinha, tirar o pó de cima do guarda roupa, dos ventiladores, e por aí vai. Se você não tiver ninguém para ajudar nessa missão, não hesite em dividir os cômodos da casa e as tarefas por dias (ou semanas, se precisar). Esse processo sempre ajuda pois quantas vezes nos vemos acumulando coisas sem uso, papéis que não serão mais importantes ou até mesmo aqueles potes da cozinha que não tem mais tampa! Se você não gosta da limpeza em si, pense em como vai ficar tudo maravilhoso depois de limpo, certamente é um bom consolo! rsrs

Mas além da limpeza física, recomendo que você tire um dia (ou o tempo que lhe for necessário) para limpar sua consciência, sua alma, seu interior, chame como quiser. Sentimentos de raiva, culpa, cobranças desnecessárias, são emoções que nos consomem e nos fazem muito mal com o passar do tempo, se não forem resolvidas. Se você tem facilidade de se abrir faça-o com alguém que confie, pode ser com amigos(as), seu companheiro(a), alguém da família, ou se for mais tímido não há problema em fazer uma auto reflexão e se livrar desses pensamentos tóxicos. Escreva em um papel se achar necessário (para algumas pessoas é mais fácil visualizar), fale em voz alta ou converse internamente com você mesma. O importante é se livrar do que não te faz bem, seja algo material ou não!

**


2) Não pense que é a mulher-maravilha (ou super-homem rs)
Aqui a chave é você aceitar que não é perfeito, e que com certeza não houveram somente acertos em seu caminho. Nós humanos temos a tendência de nos culpar por tudo que dá errado em nossa vida, mas esquecemos de que em alguns dias o simples ato de sair da cama pode ser uma grande conquista! Aprenda a valorizar suas vitórias, por mais simples ou pequenas que você possa enxerga-las.

Se você achou que 2018 foi um ano difícil, recomendo que faça uma lista de todos os pontos que você achou negativo sobre seu ano, e escreva ao lado de cada um o que você acha que poderia ter sido diferente. Será que olhando de outra forma esse ponto negativo não poderia ser transformado em algo para ser trabalhado e evoluído em você mesmo(a)? 

**


3) Escrever é uma forma de tornar o compromisso "mais real"
Sei que muitas pessoas não gostam das famosas promessas de ano novo, pois dizem que acabam não cumprindo nada de qualquer forma. Mas como será que andam as expectativas dessas pessoas em relação as tais promessas? Tudo é uma questão de perspectiva. Que tal ao invés de prometer "emagrecer X quilos" você se comprometer a comer de forma mais saudável, incluindo mais frutas e legumes em sua alimentação e diminuir aos poucos o consumo de açúcar, refrigerantes, frituras e etc.

Mas a dica aqui é que você faça SIM uma listinha, que pode incluir itens materiais, claro, mas porque não algumas atitudes como "ser mais presente com minha família", "ser mais consciente de como gasto meu dinheiro" e por aí vai. O ato de escrever algo cria um compromisso inconsciente com o que está sendo escrito, e se você manter sempre em seu campo de visão melhor ainda. Eu já comprei um quadro de camurça e colocarei isso em prática o mais rápido possível!

**


4) O ano é novo, mas se as atitudes forem velhas nada mudará
Essa frase é bem clichê mas totalmente verdade. Não adianta virar o ano, se encher de vontades e objetivos mas continuar com as mesmas atitudes e maus hábitos de sempre. Aqui vem um misto dos itens anteriores, pois sem fazer aquela faxina interior, ser gentil com você mesmo com seu próprio tempo de aprendizado, e sem fazer a listinha de objetivos e sonhos a serem alcançados, permanecer na zona de conforto sempre será o caminho mais fácil. 

E a zona de conforto é sempre um lugar perigoso de permanecer, pois quando você vê o ano já passou, e então se passaram cinco anos, e depois dez, e assim nos vemos cercados de infelicidade em vários setores da nossa vida... Se lembre: transformando seus dias, você transforma sua vida!

**


5) Passos de formiguinha, que se tornam grandes lá na frente
Mais uma vez a dica é enfrentar a mudança, mesmo que ela comece pequena. Quer mudar seus hábitos alimentares e não sabe como? Corte UM item não saudável do seu dia hoje, e continue fazendo diariamente, pouco por pouco aumentando o número de itens e suas quantidades. Quer ler mais mas não sabe como fazer virar rotina? Leia dez páginas de um livro por dia, ou pelo menos dez minutinhos antes de dormir, até conseguir terminar o livro todo. Quer sair do sedentarismo e não sabe como? Procure uma música que você goste e seja muito animada e dance até ela terminar, ou se estiver mais animada coloque um fone de ouvido e faça uma caminhada pelo bairro, para começar a se movimentar e criar essa rotina. 

Não tenha receio de implementar essas pequenas mudanças em seu dia por achar que não farão diferença, pois tudo que é grande um dia começou pequeno. O importante é começar!

**



Esse foi o TOP 5 de hoje, o primeiro do ano! 
Espero que tenha sido motivador para vocês, como foi para mim escrevê-lo =)

Um ótimo 2019 para todos nós!

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Amei as dicas, concordo plenamente contigo. Li esse post com caneta e papel na mão pra anotar tudo e começar a praticar :) Desejo que seu 2019 seja incrível :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. ah amei esse post com dicas simples e preciosas pra começar melhor o ano! feliz ano novo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tão simples que as vezes a gente até esquece rsrs
      Feliz ano novo!

      Excluir
  3. Oi Cah com certeza me sinto muito mais motivada e receptiva as mudanças que estão por vir depois de ler teu post, preciso mesmo fazer aquelas faxinas por aqui!
    Beijoss ♥
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei as dicas e concordo com vc, Ca. Por mais clichê que seja, a mudança precisa começar da gente para se ter um ano melhor.
    Eu sou do tipo que preciso escrever e também preciso fazer a faxina aqui, mas vou no meu tempo.
    2018 eu aprendi muita coisa e principalmente sobre mim, quero continuar trabalhando o autoconhecimento e a ser mais gentil comigo.
    Amei o post ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm aprendi muito em 2018 e realmente tudo tem seu tempo, hoje estou muito mais aberta ao novo e sem medo de mudar certos hábitos. É tudo questão de priorizar seu bem estar e saúde mental <3
      Beijão, feliz ano novo!

      Excluir
  5. Amei suas dicas Cah, realmente preciso fazer mudanças
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você sabe que não está legal, muda ^^
      Beijos, feliz 2019!

      Excluir
  6. maravilhosa!!!!
    adorei e vou até imprimir essa imagem e colocar no meu mural! <3
    feliz ano novo Ca!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que lindaa! E que boa ideia, nem eu mesma tinha pensado em imprimir kkk
      Beijão, feliz ano novo!

      Excluir

 
camila nunes - seja belissima - todos os direitos reservados - 2010
layout por juliana fonseca webdesign