PELE OLEOSA: rotina de cuidados e produtos que funcionam comigo!

by - segunda-feira, maio 03, 2021

Com o mundo de informações que temos acesso hoje, acredito que existam poucas pessoas que ainda não entendam a importância de criar uma rotina de cuidados com a pele do rosto (e a do corpo também, aliás) e segui-la com cuidado diariamente.

Na verdade, a importância seria apenas garantir uma pele não somente bonita, mas saudável, com a chegada da idade. Eu tenho a pele oleosa e por isso nem posso me dar ao luxo de não seguir uma rotina de cuidado diária, pois no decorrer do dia minha pele fica muito brilhosa. Portanto, resolvi elencar aqui neste post algumas etapas que sigo diária e semanalmente, e funcionam super para manter a oleosidade controlada em minha pele =)



**

Vou explicar certinho cada tópico, e contar alguns produtos que já usei e funcionaram para mim. Tudo que já resenhei vou linkar, mas adianto que algumas coisas só mostrei rapidamente em meu perfil no instagram @sejabelissimabr ;)

1) Use um sabonete eficaz na limpeza dos poros

Uma das características da pele oleosa é a dilatação dos poros. Normalmente eles são mais "aparecidos" e "gordinhos", justamente pela secreção elevada de oleosidade na pele. Por isso, é de extrema importância o uso de um sabonete focado na limpeza profunda dos poros, pois quanto mais limpos eles estão menos dilatados eles ficam. 

Já usei sabonetes faciais que limpavam bem a pele, removiam a oleosidade presente ali no momento, mas depois de poucas horas vinha o brilho novamente. Então passei a procurar produtos direcionados e eficazes nessa função, o que faz toda diferença na primeira etapa dos cuidados: a limpeza ;)

Indico: 

- sabonete liquido limpeza profunda anti ox Flores & Vegetais

- sabonete liquido epidac oc Mantecorp 

- sabonete facial antiacne Tracta

- gel de limpeza 4 em 1 Timewise Mary Kay

Favoritos:

gel de limpeza profunda Normaderm Vichy

- gel de limpeza facial Effaclar La Roche Posay


2) Tônico facial e demaquilante SEMPRE

Como diz seu nome, a função do tônico é devolver o tônus da pele, equilibrando o pH e facilitando a entrada de nutrientes nas camadas da derme. Para peles oleosas o ideal seria usar um tônico astringente, que além dos benefícios já citados tem a capacidade de contrair os poros, normalmente dilatados. Hoje em dia a água micelar está super conhecida e também pode ser usada nessa etapa, mas como se trata de um produto multifunção eu uso com ressalvas, pois sempre prefiro itens específicos.

O tônico tem ainda a propriedade de fazer uma limpeza mais profunda do que os sabonetes faciais, retirando as sujidades mais profundas. Pular esta etapa dos cuidados pode reduzir a eficácia de toda a sua rotina, assim como cultivar o hábito de não remover a maquiagem ao final do dia. Fazendo isso você acaba entupindo os poros com a gordura presente nas maquiagens, o que não traz nenhum benefício para sua pele!

Indico:

- loção tônica facial adstringente Clearskin Avon

- água micelar Koloss Make up

- 2 em 1: leite de limpeza + tônico Nivea (curiosidade: este é o post mais acessado do blog todo!)

Favoritos:

- Neutrogena deep clean adstringente

- clarifying lotion clarifiante Clinique


3) Hidratante BEM leve, de preferência em gel ou textura fluida

A etapa da hidratação é super importante em qualquer tipo de pele, até as oleosas. Por quê? Porque óleo é diferente de água, e as células da nossa pele precisam de água para sobreviver! Justamente por este motivo, o mais indicado para quem tem pele oleosa é usar produtos a base de água, com textura em gel ou o mais fluidos possível. 

Já aconteceu de eu usar hidratantes em creme indicados para peles oleosa, mas que no fim deixaram a pele mais brilhosa ainda. Somente um deles eu acabei aprovando, e indico abaixo junto com alguns outros ;)

Indico:

- hidratante protetor controle do brilho & oleosidade FPS 30 Nivea

- normaderm skin corrector Vichy

- hidratante protetor matificante Tez FPS 15 Natura

Favoritos:

- elixir detox Bruna Tavares

- aquagel hidratante normaderm skin balance Vichy


4) Faça tratamentos diversos ao menos 1x por semana

Este é um outro ponto bem importante e que dá bem certo comigo: todo sábado eu uso máscaras, esfoliante, ou faço um tratamento diferente em meu rosto. A rotina diária dos 3 passos eu nunca deixo de fazer, mas 1x por semana eu incremento esse cuidado fazendo algo mais direcionado e diferente a cada semana.

Explico: em um sábado eu uso uma máscara hidratante (daquelas que a gente aplica e deixa agir por 15 minutos), em outro eu faço uma esfoliação, no outro eu uso uma máscara de argila negra para limpeza dos poros, na próxima vez eu uso uma para remover cravos, e assim acabo sempre renovando as células do rosto e variando nos cuidados. É uma ótima tática, se você puder fazer 2x na semana então, melhor ainda!

Indico:

- creme esfoliante micro esferas de apricot Flores & Vegetais

- máscara facial argila rosa Ruby Rose

Favoritas:

- máscaras argila negra, pepino e aloe vera, e removedora de cravos Avon


5) Busque um protetor solar que possua toque seco

Por muitos anos eu não usei nenhum protetor solar específico para o rosto, quem dirá para meu tipo de pele. Quando eu ia à praia passava o protetor do corpo no rosto. Aloka! hahaha

Somente depois que fiz meu curso profissionalizante de maquiagem eu aprendi a realmente buscar por produtos mais específicos, e principalmente que tivessem efeito matificante ou toque seco após a aplicação. 

Como normalmente este tipo de produto é mais caro, eu não testei tantas marcas como fiz com as outras etapas de cuidado facial, mas, eu participei de um post do site mybest brasil com outras 9 blogueiras que contaram quais eram seus protetores favoritos. Clique aqui pra ler! Abaixo, os dois protetores que já testei.

Indico:

protetor solar FPS 30 Sunmax

Favorito: 

protetor solar antioleosidade anthelios airlicium FPS 30 La Roche Posay


**

E fim!

Espero ajudar alguém com as informações que coloquei aqui, se você também tiver pele oleosa e quiser comentar sua rotina, seria bem legal para trocarmos figurinhas :)

BOA SEMANA!

Confira também

18 comentários

  1. arrasou!
    eu peco muito em fazer tratamentos diversos.... quando lembro já é tarde da noite kkkkkkkk ou já passei maquiagem de manhã :x quero melhorar nisso!


    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lu!
      Então menina, por isso eu elejo um dia e sempre faço naquele, pq aí vira hábito e a gente não esquece!
      Beijos

      Excluir
  2. Amei as dicas, basicamente sigo todas elas. Gosto de um sabonete que limpa bem os poros, embora no momento ando usando um pra pele normal, um pré-maquiagem. Meus hidratantes costumam ser mais leves e os mais densos, uso em menor quantidade para não pesar na pele. Preciso muito de um protetor solar com toque seco, pois o meu atual não é :(
    Adorei ver que você voltou para o blog, sucesso para nós <3
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho viu querida ^^
      Então, o protetor eu também peco as vezes, pelo menos a gente erra mas é com consciência hahaha
      Beijos

      Excluir
  3. Parabéns Cá! Realmente é fundamental ter uma rotina de cuidados com a pele. Muita gente esquece que pele oleosa precisa hidratar e você mostrando o passo a passo vai ajudar muitas meninas.
    Seja bem-vinda de volta.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses passos são essenciais né, para todos os tipos de pele!
      Beijão :)

      Excluir
  4. Amei as dicas, eu uso os produtos da La Roche que você indicou. Estou precisando é de um hidratante novo
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Dá uma olhada nos links que coloquei, tem várias opções ótimas pra hidratar!
      Beijos

      Excluir
  5. Na minha rotina de cuidados, o que eu peco mesmo é em não usar tônico e protetor solar. Há muuuitos anos eu tinha um tônico que usava de vez em nunca e, nessas, acabei jogando fora porque já estava fora da validade. Protetor solar eu só passava quando ia a praia rsrs recentemente comprei um de corpo mesmo e tava usando no rosto :P penso que é melhor usar ele do que nada haha mas faz algumas semanas que eu parei de fazer isso.

    Ainda quero testar esse protetor da La Roche porque meu deus não tem UMA pessoa que não indique esse produto. Quando eu ganhar na loteria, eu compro hahaha brincadeira.

    um beijo,
    gabi ramalho ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sentia preguiça do tônico rsrs mas quando vc usa com regularidade começa a ver a diferença ^^
      E o protetor de fps 30 nem é tão caro, pensando pelo lado de que dura por meeeeses, vale a pena viu!
      Beijão

      Excluir
  6. Oi Camila, eu tenho a pele oleosa, e nem sempre sigo uma rotina de cuidados por falta de tempo. Mas sempre uso um sabonete esfoliante ao menos uma vez na semana. Mas lavo sempre todos os dias com sabonete para meu tipo de pele e faço uso do protetor solar.
    Beijos ♥ amei as tuas dicas de rotina para cuidar bem da pele oleosa.
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, fazendo os cuidados básicos diariamente já é um grande passo. Os outros a gente vai implementando aos poucos, e quando vc começa a ver a diferença na pele dá um gás pra continuar fazendo :)
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Ca, turubom?
    Então, a minha pele é mista, mas eu a trato como oleosa, pois odeio a sensação de oleosidade em qualquer parte do corpo, haha. Geralmente utilizo sabonetes faciais antiacne ou antioleosidade, mas ainda não tinha pensado sobre a importância da limpeza profunda dos poros. E eu uso água micelar como você, apenas como uma opção, mas o tônico que uso é o adstringente da Nupill, gosto muito dele, controla a oleosidade e não agride a pele. Quanto ao protetor solar, aprendi com a minha mãe a importância dele, então eu sempre usei os faciais pelo menos, e meu favorito é o Oil Control da Eucerin, até meu marido que odeia passar protetor aprovou o toque seco desse produto, e tem resenha dele lá no blog. Uma vez por semana eu aplico máscaras faciais, mas ainda tô pra investir em um esfoliante legal pra incluir essa etapa na minha rotina de skincare também.
    Enfim, amei seu post, achei bem completinho e cheio de dicas valiosas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a sua pele é mista então não gera tanta oleosidade assim, mas tendo os poros bem limpos sempre é um dos primeiros passos mesmo! Não conheço esse protetor da eucerin, mas já usei um sabonete deles e gostei. Vou procurar!
      Beijão ^^

      Excluir
  8. Meu grande problema é o protetor solar, todos que testei eu não consigo gostar nem 80%. Tenho o da La Roche mas com cor e detesto ele :(. Adorei a indicação do SunMax, vou ler sua resenha.

    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também testei um da ROC e gostei, é bem sequinho, vale a pena experimentar ;)
      Beijos

      Excluir